domingo, 31 de outubro de 2010

Vitamina A

Importância da vitamina A
Vitamina A é um nutriente essencial aos seres humanos. A vitamina A não existe como um único composto, mas em várias formas. Em alimentos de origem animal a principal forma de vitamina A é o retinol. Precursores da vitamina A (protovitaminas) estão presentes em alimentos de origem vegetal como alguns membros da família de compostos carotenóide. Retinol, a forma animal da vitamina A, é uma vitamina solúvel em gordura que tem importância na visão e crescimento ósseo.


Pode ser encontrada na beterraba...
 No mamão...
 No tomate...
 E em outros diversos alimentos...


Vitamina A é essencial para crianças e gestantes
 Que problemas são causados pela falta de vitamina A no organismo?

Para ter uma vida saudável, alguns cuidados especiais na infância podem ser fundamentais. Um deles está relacionado com a reserva de vitamina A no organismo. A falta desse nutriente pode causar sérios problemas de desenvolvimento, principalmente na visão.

A deficiência em mulheres grávidas também é considerada grave, pois o leite materno é a principal fonte de vitamina A para o recém-nascido.

Mesmo sendo encontrado em fontes naturais, esse nutriente não está presente na alimentação de grande parte da população brasileira.

As infecções relacionadas à deficiência da vitamina são: diarréia, infecções respiratórias agudas e formas mais graves, como a cegueira irreversível em crianças, consideradas um problema de saúde pública.




Perda da visão...

Enfraquecimento dos ossos...

 Importante para as gestantes... !

Nenhum comentário:

Postar um comentário